top of page

jornalista caco barcellos dá palestra gratuita em campinas

 

Liliene Santana

Fotos Liliene / Metrocamp                                                                                                                                                                                                                                     

04. 09.2015

 

No dia 25 de agosto, a faculdade Metrocamp em parceria com o Teatro Brasil Kirin, localizado no shopping Iguatemi Campinas, realizaram uma palestra gratuita com o jornalista Caco Barcellos.

 

O tema abordado era sobre “Profissão Empreendedora”, onde o jornalista compartilhou sobre sua experiência profissional, seus conceitos e princípios de vida.

 

De origem humilde, Caco Barcellos cresceu na periferia de Porto Alegre/RS. Teve como referência seu pai e avô no desenvolvimento de seu caráter e dignidade, homens que se tornaram grandes influenciadores.

 

Segundo o jornalista a melhor legado deixado por eles foi a herança moral “Meu pai costumava dizer: Homem tem que ter vergonha na cara, homem de valor tem que ter vergonha na cara. E seu avô complementava “...E dinheiro no bolso”. Seu pai era frentista de posto de gasolina, trabalhava em três empregos para que pudesse garantir o sustento da família e acima de tudo a educação, seu avô era carroceiro, com o qual Caco trabalhou durante alguns anos.

 

Jornalista provocador como costuma auto intitular-se, Caco Barcellos fica indignado com as diferenças sociais, as injustiças contra a população de baixa renda e de como a mídia expõe de forma manipuladora atos ilícitos.

 

Carreira

 

Antes de iniciar no jornalismo, Caco estudou Engenharia e trabalhava como taxista. Ousou em ser estagiário de jornalismo quando surgiu a oportunidade, durante algum tempo deixou escondida sua verdadeira “identidade profissional e estudantil”. O ponto de taxi em que atuava ficava próximo ao jornal, um dia foi descoberto por um dos colegas de trabalho que espalhou para a equipe de redação sua função como taxista.

 

No outro dia, após ter ficado uma noite sem dormir para saber o que iria fazer, foi para a redação despedir-se dos companheiros e assumir toda a verdade. Mas, para sua surpresa o editor chefe pediu para que ficasse e contasse histórias de seu cotidiano como taxista.

 

Foram 40 anos se dedicando ao jornalismo investigativo, que lhe renderam 30 coberturas de guerras e dois livros lançados o Rota 66 e Abusado. Atualmente ele comanda o programa jornalístico exibido pela Rede Globo semanalmente o Profissão Repórter. 

 

Em seu currículo além da experiência profissional consta várias premiações como prêmio Jabuti de 1993 pelo livro Rota 66, e 2004 pelo livro Abusado. Já o Profissão Repórter, como melhor programa do ano de 2008, Prêmio Jovem Brasileiro de 2006 à 2009, Troféu Top of Business Nacional 2008 entre outros.

 

Ouvindo detalhes de como foi sua carreira durante todos esses anos, estar diante do Mestre do jornalismo, é impossível não relembrar momentos percorridos para o exito acadêmico. Caco Barcellos é uma pessoa inspiradora para prosseguir nessa trajetória da comunicação. Para ele ser jornalista é “Exercitar o cotidiano com o compromisso de contar histórias que sejam de relevância pública, atribuindo grandeza a história dos outros”, menciona.

bottom of page